A polémica dos seus "outdoors" e catálogos não resulta das palavras (inexistentes para além da marca), mas sim da força, da composição, da cor, do contraste, do impacto por vezes chocante dos conteúdos das mensagens e do inesperado das suas fotografias. Oliviero Toscani, director de arte e fotógrafo da Benetton provocou sempre diferentes críticas e reacções ao tentar misturar a linha existente entre arte e publicidade.
Coca-Cola
A The Coca-Cola Company é uma das empresas estrangeiras mais inovadoras em anúncios. Além dos vários já conhecidos "slogans" nos seus anúncios na sua longa história, incluindo "A pausa que refresca", "Gostaria de comprar uma Coca para o mundo", "Isso é que é", "Coca-Cola é isso aí", "Coca-Cola dá mais vida a tudo...", "Tudo vai melhor com Coca-Cola", "Emoção para valer", além das mais recentes: "Essa é a real", "Tudo de vibe" e as últimas lançadas "Viva o que é bom." e "Viva o lado Coca-Cola da Vida". Também é sobejamente conhecida a frase "Sempre Coca-Cola",
Os anúncios da Coca-cola sempre foram muito penetrantes e influentes, já que um dos objectivos de Woodruff era assegurar que todo mundo na Terra bebesse Coca-Cola como sua bebida preferida.
Em alguns lugares os anúncios da Coca-Cola estão sempre presentes, especialmente em áreas mais ao sul da América do Norte, como em Atlanta, onde a Coca surgiu.
Os Jogos Olímpicos de Verão de 1996 foram em Atlanta, e como resultado, a Coca-Cola recebeu publicidade gratuita. A Coca-Cola também foi a primeira patrocinadora dos Jogos Olímpicos de 1928 em Amesterdão.
Compra da Columbia Pictures
Numa tentativa de aumentar seu portfólio, a Coca-Cola comprou a Columbia Pictures em 1982. A Columbia ofereceu publicidade para produtos da Coca em seus filmes enquanto esteve sob comando da empresa, mas depois de alguns sucessos, a Columbia começou a ir mal nas finanças, e foi largada pela companhia em 1989.
Coca-Cola e o Pai Natal
A publicidade da Coca-Cola tem tido um impacto significativo na divulgação da cultura norte-americana, sendo frequentemente atribuída à bebida a "invenção" da imagem moderna do Pai Natal como um homem idoso em roupas vermelhas e brancas, justamente as cores da Coca-Cola. Apesar disso, a companhia começou a promover esta imagem de Pai Natal somente na década de 1930, nas suas campanhas de inverno, mas usar esta imagem de Pai Natal já era comum antes disso. Na década de 1970, uma canção de um comercial da Coca-Cola chamado "I'd Like to Teach the World to Sing (eu gostaria de ensinar o mundo a cantar)", produzida por Billy Davis, tornou-se uma música popular de sucesso, mas não há registo que tenha ajudado a aumentar as vendas do produto.
Filipa Garcia
17.05.2009
Sem comentários:
Enviar um comentário