sábado, 30 de maio de 2009

Os Robos domesticos

Pesquisadores japoneses inventaram um robô mais amplo que realiza algumas actividades manuais comuns no dia-a-dia interessantes para muitos de nós como trazer e levar objectos domésticos os mais variados, lavar pratos, fazer a cama entre outras.

Alguns destes robôs são muito úteis para as pessoas que perderam em acidentes alguns membros do corpo como por exemplo as mãos braços pernas etc. e esses robôs fazem as lidas domesticas e também poderiam ajudar as pessoas mais idosas porque esses robôs também fazem muita companhia.

Estes robôs domésticos no estado unidos chegam a custar US$ 1.999,99

ines alexandra

30-05-2009

sexta-feira, 29 de maio de 2009

MDS Robot

Este vídeo mostra um teste inicial do MDS Mobile que quer dizer Mobile Dexterous Socialdestro (traduzido para Português móvel, destro e social). Robô concebido e construído, em colaboração com o MIT Media Lab's Personal Robots Group, UMASS Amherst Perceptual do Laboratório de Robótica, Xitome Design, e Meka Robotics. Ilustra o robôt da expressiva gama de movimento utilizando scripts e animações pré-gravadas.

Filipa Garcia

29.05.2009

Roadie



A electrónica de consumo está-se a tornar cada vez mais complicada e intimidante. Roadie é um sistema que usa a razão do senso comum para descobrir os utilizadores intenções, e formas de conhecimento para ajudar os utilizadores a estenderem os seus objectivos. É um sistema inteligente e prático, em que podemos fazer tudo o que queremos sem sair do lugar.

Filipa Garcia

29.05.2009

Futuro Tecnologico - 2009 o ano das invenções tecnológicas

Um vídeo absolutamente fascinante, onde podemos descobrir coisas que não nos passam pela cabeça, aliás a pergunta é essa mesmo "Tu sabes?". Este vídeo quer passar a imagem que a nossa capacidade de processamento da informação está a aumentar cada vez mais rápido, mas o espaço habitável da Terra está a diminuir. Assim, no futuro, iremos provavelmente estar todos ligados à Internet a toda a hora.

Filipa Garcia

29.05.2009

quinta-feira, 28 de maio de 2009

A escola do futuro



eis a nova escola do futuro! Estas escolas sao quqse todas a base de novas tecnologias como a internet, os computadores etc...
mas estas escola do futuro ainda nao existe em todos os locais,so existe em 10 escolas.

ines alexandra
28-05-2009

quarta-feira, 27 de maio de 2009

O primeiro video game

Ralph Baer foi o primeiro que tentou vender um sistema de vídeo games para uma empresa. Trabalhando no seus horários vagos, chegou a um resultado concreto em 1966 quando apresentou um jogo simples chamado Chase. Imaginem a emoção de dois pontos perseguindo um ao outro na tela – esse era o jogo. Apesar da idéia simples, o jogo foi aprovado e fundos foram destinados para o desenvolvimento dele e de outros jogos. A equipe, que antes era composta só por Baer, ganhou membros o suficiente para que o simples joguinho de perseguição de dois pontinhos na tela fosse transformado em um Ping Pong.

ines alexandra

27-05-2009

Livro digital


Um livro digital é um livro em formato digital que pode ser lido em equipamentos electrónico como por exemplo o computador, os PDAs ou ate mesmos os telemóveis que suportam esse recurso.
Por ser um dispositivo de armazenamento de pouco custo, e de fácil acesso devido à propagação da Internet nas escolas, pode ser vendido ou até mesmo disponibilizado para download em alguns portais de Internet gratuitos.

AS VANTAGENS
A principal vantagem do livro digital é a sua portabilidade. Eles são facilmente transportados em disquetes, CDS, pen driver e cartões de memória
Como se encontra no formato digital, pode ser transmitido rapidamente por meio da Internet. Se um leitor que se encontra no Japão, por exemplo, e tiver interesse em adquirir um livro digital vendido nos Estados Unidos ou no Brasil, pode adquiri-lo imediatamente e em alguns minutos estará a ler o seu livro tranquilamente no seu e-book.
Outra vantagem é o preço. Como seu custo de produção e de entrega é inferior, um livro digital de alto padrão, como os encontrados em sítios especializados, pode chegar as mãos do leitor por um preço até 80% menor que um livro impresso, quando não for gratuito.

ines alexandra
27-05-2009

Computador do futuro



Esta é simplesmente a maneira mais espetacular de interagir com os computadores, sem que seja preciso uma interface e sem qualquer aprendizagem prévia.

Madalena Lemos

2009.05.27



Eis a televisão do futuro!

Madalena Lemos

2009.05.27

Invenção do relógio



Devemos a sua invenção a um holandês chamado de Cristhian Huygens. A utilidade desta invenção é fácil de se perceber hoje. O primeiro relógio a ser inventado foi a própria Terra, com o dia. Este relógio era adequado para medir o ano, as fases da lua, as estações do ano, mas se quisermos medir o tempo que gastamos para sair de casa até chegar à escola, ou quanto tempo gastamos numa refeição. Isto levou as pessoas a pensarem como fazer outros relógios, tais como: o solar, o de água e a ampulheta.
Os primeiros relógios mecânicos parecem surgir no final do século XIII.
Jacopo di Dondi construiu o primeiro relógio de torre na cidade Pádua no ano de 1344. Muito deste relógio permaneceu, até nos relógios eléctricos.
Madalena Lemos
2009.05.27

Vídeo sobre Novas Tecnologias Digitais II - Medialab




Continuação da explicação de todo o processo que a informação tem de passar até chegar ao nosso ecrã, depois de passar por isso chegamos finalmente ao mundo da Internet onde o tudo vai ser muito mais complicado. A perda de infomação na Internet é uma coisa perfeitamente normal pois a informação passa por uma teia de redes interconectadas que se espalham por todo o Mundo.

E finalmente chega ao ecrã a informação que tinha sido solicitada.

Filipa Garcia

27.05.2009

Vídeo sobre Novas Tecnologias Digitais - Medialab



MIT Media Lab é um laboratório nos Estados Unidos.
Como o lema que diz " o futuro é vivido e não imaginado", neste video podemos observar todo o complexo caminho dos ficheiros desde que carregamos para os ver até aparecerem no ecrã. Aos nossos olhos é um processo muito rápido e simples abrir um ficheiro na Internet mas a verdade a informação tem de passar por vários sectores, e por vezes acaba por se perder no caminho.

O vídeo explica muito bem todo esse processo, todos os passos e está traduzido para Português.

Filipa Garcia

27.05.2009

Estes veículos são parecidos com carros e foram inscritos no Concurso de design da Peugeot 2008.
Estes carros do futuro têm uma turbina eólica que ajudaria a carregar uma bateria eléctrica dentro do carro e foi uma preocupação com o meio-ambiente, harmonia social,mobilidade interactiva .O 888, desenhado por Oskar Johanser, consegue girar no lugar e diminui de tamanho para "facilidade de estacionar e aumento de visibilidade".

ines alexandra

27-05-2009

A Casa do futuro

...quero destacar alguns pormenores decisivos para a minha escolha, tais como:
-as torneiras podem ligar-se à Internet ;
-tem uma sanita em que a tampa e o tampo baixam sozinhos ;
-abrir a porta através do telemóvel ou do computador ;
-mordomo electrónico que diz quais os produtos em falta na sua dispensa;
-um fogão inteligente tipo cooktop
-uma piscina com música debaixo de água, natação contra corrente;
-etc...

ines alexandra

27-05-2009

terça-feira, 26 de maio de 2009

O Videofone

Este é um dos telefones do futuro. Para além de podermos fazer chamadas, dá tambem para vermos as pessoas com quem estamos a falar e até mesmo jogar às cartas!

Uma boa invenção :)

Madalena Lemos

2009.06.26

Invenção do avião

Em 1709, as demonstrações do pequeno balão de ar quente, realizadas pelo jesuíta brasileiro Bartolomeu de Gusmão, mostraram que o sonho de voar poderia se transformar em realidade. Julio Cezar Ribeiro de Souza, conseguiu em 1880 dar um passo na direção da dirigibilidade de balões.
Mas foi a 19 de Outubro de 1901, depois de o dirigível 6 de Alberto Santos Dumont contornou a torre Eiffel, em Paris, que o voo com controlo ficou comprovado.

No entanto, foi a invenção do avião, por Santos Dumont, em 1906, que produziu extraordinário impacto no cenário mundial. O avião transformou-se no principal meio de transporte transcontinental, alterando profundamente as relações internacionais e todos os aspectos da vida moderna.


Madalena Lemos
2009.05.26

quarta-feira, 20 de maio de 2009

O Ipod

o nome iPod refere-se a uma série de players de áudio digital projetados e vendidos pela Apple Computer. Os aparelhos da família iPod oferecem uma interface simples para o usuário, centrada no uso de uma roda clicável, ou click wheel. A maioria dos modelos do iPod armazenam mídia em um disco rígido acoplado, enquanto os modelos menores, o iPod shuffle e o iPod Nano usam memória flash. Como a maioria dos players portáteis digitais, o iPod pode servir como um armazenador de dados quando conectado a um computador, para reproduzir os sons das músicas gravadas e sintoniza FM,ve se um encaixe universal de plugue de fones comuns e você pode utilizar qualquer fone de ouvido estéreo nele.

ines alexandra

20-05-2009

A invenção dos robos

A invenção do robô, tentada desde tempos muito remotos, serve para os humanos se livrarem dos trabalhos mecânicos ou penosos (trabalhos pesados). Resultado do mesmo espírito de construção das máquinas que ganhou vulto e se acelerou a partir da revolução industrial, o robô e diferente de todas as outras maquinas que o humano inventou porque são umas máquinas capazes de funcionar automaticamente, sem intervenção do homem.
O termo robô tem origem na palavra checa robota, que significa "trabalho forçado". O robô presente no imaginário mundial teve origem numa peça do dramaturgo Karel Čapek, na qual existia um autômato com forma humana, capaz de fazer tudo em lugar do homem.
Os primeiros modelos, chamados robôs de primeira geração, careciam de receptividade sensorial própria e realizavam sua tarefa, normalmente repetitiva, mediante um programa de computador de escassa complexidade. Os engenhos mecânicos de primeira geração, amplamente utilizados nos trabalhos de menor precisão da indústria automobilística, executam seus movimentos por ordens directas de seus programas e inclusive na ausência de objectos externos sobre os quais aplicá-los. A programação desses braços mecânicos se faz mediante a realização física dos movimentos desejados. Os diferentes movimentos são gravados na memória do computador que posteriormente guiará sua repetição precisa por um número ilimitado de vezes.

OS PERIGOS

O conceito de que os robôs podem competir ou rivalizar com os humanos é comum. Em sua série Eu, Robô, Isaac Asimov cria as três leis robóticas numa tentativa literária de controlar a competição dos robôs com os seres humanos, estas leis são:
Um robô não pode maguar um ser humano, ou, por omissão, permitir que um ser humano se magou.
Um robô deve obedecer as ordem recebidas pelos seres humanos, a não ser no caso de estas ordens entrarem em conflito com a Primeira Lei.
Um robô pode proteger sua própria existência, contanto que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Leis.
Infelizmente, este problema pode não ser tão simples de resolver. O próprio Asimov baseou o enredo de uma série de romances e histórias curtas na análise da aplicabilidade e suficiência das três leis.
Mesmo sem uma programação maliciosa, os robôs e os humanos simplesmente não possuem as mesmas tolerâncias e capacidades corporais, o que pode levar a acidentes: Em Jackson, no estado de Michigan, em 21 de Julho de 1984, um robô de uma fábrica esmagou um operário contra uma barra de proteção, aparentemente na primeira morte relacionada a um robô nos Estados Unidos. Desde então as cortinas de laser têm sido requeridas para protecção contra tal tipo de perigo com equipamentos pesados.


ines alexandra
20-05-2009

terça-feira, 19 de maio de 2009

A evolução das máquinas

Hoje em dia, já ninguém vive sem as máquinas. Tudo evoluiu e tudo tem um papel importante na nossa vida, seja para comunicar, para nos deslocarmos de um lado para o outro ou para cozinharmos. Sem isto, seria tudo muito mais difícil. Hoje em dia, podemos ter amigos do outro lado do mundo e comunicar com eles a todas as horas, basta termos internet ou um telemóvel. Podemo-nos deslocar para onde quiseres se tivermos um meio de transporte como o carro, ou o barco. As novas tecnologias vieram para ficar, e cada vez existem mais e melhores.

Madalena Lemos

2009.05.19

Invenção do automóvel




O automóvel só começou a ganhar vida, a partir do aperfeiçoamento da máquina a vapor. A partir do momento em que isso aconteceu, o engenheiro francês Nicolas-Joseph Cugnot criou, em 1769, a carruagem movida a vapor, que foi uma das primeiras versões do que viria a ser o automóvel. A invenção de Cugnot demorou um pouco para se popularizar, mas, a 1800 já existiam autocarros a vapor a circular pelas ruas de Paris. Estes veículos, que só andavam queimando carvão, eram pesados, barulhentos e cheiravam mal – e por isso foram proibidos na Inglaterra, onde os comboios já eram o principal meio de transporte.
O automóvel exigia um novo avanço tecnológico, que seria dado com a invenção do motor e a descoberta de que se podia usar petróleo como combustível, o que ocorreu a partir de 1850.
Ainda no final do século XIX, dois engenheiros alemães, Karl Benz e Gottlieb Daimler, construiram duas fábricas adversárias de automóveis movidos a gasolina e, por isso, estes homens são considerados os pioneiros do carro moderno. Daimler e Benz iriam, aliás, unir-se em 1926, criando a Daimler-Benz, cujos carros se chamavam Mercedes-Benz, que ainda hoje são vendidos.



Madalena Lemos
2009.05.19

Invenção do radio



Em 1889 (há mais de cem anos), o físico alemão Heinrich Hertz provou que existiam ondas do rádio e, verificou que se propagavam com a mesma velocidade da luz, a trezentos mil quilómetros por segundo. Em reconhecimento ao seu trabalho, o nome de Hertz foi eleito para significar a frequência das ondas de rádio. O símbolo tornou-se “Hz” e representa a medida de um ciclo, por segundo. As experiências de Hertz foram o ponto de partida para a descoberta da radiotelegrafia, radiotelefonia e televisão.
É na Itália, com Guglielmo Marconi que a comunicação pelo rádio vai ser definitivamente descoberta. Estimulado pelos escritos de Hertz e com equipamento similares, dedicação absoluta, com o dinheiro da família, Marconi produziu o primeiro aparelho de rádio da história.
Madalena Lemos
2009.5.19

domingo, 17 de maio de 2009

DVD Player

Antigamente existiam apenas duas opções para assistir filmes, ou se ia a um cinema, ou se tinha que assistir aos filmes que passavam na Televisão.

Com o surgimento dos aparelhos de Vídeo Cassete, qualquer pessoa podia ir a uma loja de aluguer de filmes, escolher o que queria e assistir no conforto do lar. O Vídeo Cassete possibilitou ao consumidor não ficar apenas limitado aos filmes que passavam na Televisão. Os Vídeo Cassetes provocaram a ida de multidões às lojas de aluguer de filmes.

Os inconvenientes do Vídeo Cassete era o facto de que a imagem sofria uma perda de qualidade, dependendo da qualidade da fita utilizada, e também de como ela era gravada. Com o tempo as fitas sofriam um desgaste natural, provocando perda na qualidade da imagem.


O surgimento do DVD Player

Para oferecer mais qualidade e recursos que o Vídeo Cassete houve então o surgimento de um aparelho que recebeu o nome de DVD Player.

DVD Player é um aparelho capaz de reproduzir filmes no formato DVD. Os modelos mais modernos também podem reproduzir outros formatos, como por exemplo, CD (música em formato mp3 e fotos), VCD, SVCD, mini-CD etc.

Existem DVD Players capazes de executar gravações, estes aparelhos são denominados DVD Recorder (Gravador de DVD). A grande maioria dos DVD Players disponíveis no mercado devem estar ligados a uma televisão, com excepção dos modelos portáteis, que possuem tela de LCD (Liquid Crystal Display ou Visor de Cristal Líquido).

Os modelos de DVDs players com LCD, que são monitores de menor tamanho e maior definição, ocupam menos espaço, podem ser carregados facilmente para qualquer lugar, porém possuem preços elevados.


A evolução do DVD Player

Os modelos de DVD Player encontrados no mercado actualmente são totalmente portáteis, muito diferente dos primeiros, que eram grandes e pesados.

Dos preços de antigamente, aos valores de hoje, os DVD Players estão bastante mais acessíveis a maioria das camadas sociais, tornando os bastante populares, devido ao seu preço, que caiu muito, hoje podemos encontrar um bom DVD Player por menos de 500 euros.

Os DVD players actuais podem realizar inúmeras e incríveis funções: podem gravar, servir como Karaoke, aplicar Zoom na imagem, rotação da imagem, reprodução de DVD Vídeo, Vídeo CD (VCD), CD Áudio (CD-R & CD-RW), MP3-CD, Foto CD, etc.

Filipa Garcia
17.05.2009

Fotografia

Por todo o mundo, a fotografia surge como o meio de comunicação visual mais divulgado e menos caro dos média, e o mais eficaz para o registo, de publicidade e até para o prazer pessoal.
A fotografia não é somente uma ferramenta de comunicação visual comum aos países industrializados, tornou-se ao longo do tempo também num símbolo de democratização da utilização de meios, pois cada vez mais gente usa a sua câmara fotográfica para registar acontecimentos familiares ou para exprimir as suas reacções pessoais face à realidade envolvente e ao imaginário.


Pela sua presença a fotografia sob a forma de originais ou de reproduções impressas, tem um papel extremamente importante nas instituições sociais, artísticas, científicas, técnicas, publicitárias e até na nossa relação com a natureza. É evidente que a câmara fotográfica modificou a nossa maneira de ver e conhecer o mundo que nos rodeia.

A câmara fotográfica é, desde da evolução das objectivas e da evolução dos próprios formatos, um meio fundamental de registo, praticamente em todas as áreas de actividade humana; pode por exemplo captar desde o momento mais breve parando a imagem com exposições de milésimos de segundo, como registar transformações sequenciais através de exposições intermitentes, acontecimentos históricos, sociais, etc.
A câmara fotográfica pode ser associada a uma série de instrumentos de grande tecnologia, como instrumentos ópticos de grande precisão, microscópios e telescópios, sondas electrónicas com os mais diversos fins, computadores e outros aparelhos digitais, etc.

Na sociedade actual a fotografia não pode ser desintegrada de tudo o que nos rodeia. A fotografia é muito importante no jornalismo, na publicidade, na moda, no design gráfico/de comunicação. A fotografia está indirectamente ligada à arquitectura, à engenharia, às artes plásticas, ao restauro artístico, à arqueologia, astronomia, medicina, investigação científica...

Podemos apreciá-la e até emocionarmo-nos, observando apenas a sua beleza e qualidade estética e técnica. Uma fotografia, apesar de na prática ser um múltiplo e o "produto de uma máquina" pode atingir no mercado de arte valores consideráveis.
A fotografia afirmou-se como uma arte autónoma. A carga imensa de informação e expressão que uma fotografia pode conter faz dela um meio tão elevado como qualquer outra forma de arte.

Uma fotografia, capta um momento único, que nunca mais se repetirá.

Filipa Garcia
17.05.2009

Publicidade

Benetton


A polémica dos seus "outdoors" e catálogos não resulta das palavras (inexistentes para além da marca), mas sim da força, da composição, da cor, do contraste, do impacto por vezes chocante dos conteúdos das mensagens e do inesperado das suas fotografias. Oliviero Toscani, director de arte e fotógrafo da Benetton provocou sempre diferentes críticas e reacções ao tentar misturar a linha existente entre arte e publicidade.








Coca-Cola



A The Coca-Cola Company é uma das empresas estrangeiras mais inovadoras em anúncios. Além dos vários já conhecidos "slogans" nos seus anúncios na sua longa história, incluindo "A pausa que refresca", "Gostaria de comprar uma Coca para o mundo", "Isso é que é", "Coca-Cola é isso aí", "Coca-Cola dá mais vida a tudo...", "Tudo vai melhor com Coca-Cola", "Emoção para valer", além das mais recentes: "Essa é a real", "Tudo de vibe" e as últimas lançadas "Viva o que é bom." e "Viva o lado Coca-Cola da Vida". Também é sobejamente conhecida a frase "Sempre Coca-Cola",


Os anúncios da Coca-cola sempre foram muito penetrantes e influentes, já que um dos objectivos de Woodruff era assegurar que todo mundo na Terra bebesse Coca-Cola como sua bebida preferida.
Em alguns lugares os anúncios da Coca-Cola estão sempre presentes, especialmente em áreas mais ao sul da América do Norte, como em Atlanta, onde a Coca surgiu.
Os Jogos Olímpicos de Verão de 1996 foram em Atlanta, e como resultado, a Coca-Cola recebeu publicidade gratuita. A Coca-Cola também foi a primeira patrocinadora dos Jogos Olímpicos de 1928 em Amesterdão.

Compra da Columbia Pictures
Numa tentativa de aumentar seu portfólio, a Coca-Cola comprou a Columbia Pictures em 1982. A Columbia ofereceu publicidade para produtos da Coca em seus filmes enquanto esteve sob comando da empresa, mas depois de alguns sucessos, a Columbia começou a ir mal nas finanças, e foi largada pela companhia em 1989.

Coca-Cola e o Pai Natal


A publicidade da Coca-Cola tem tido um impacto significativo na divulgação da cultura norte-americana, sendo frequentemente atribuída à bebida a "invenção" da imagem moderna do Pai Natal como um homem idoso em roupas vermelhas e brancas, justamente as cores da Coca-Cola. Apesar disso, a companhia começou a promover esta imagem de Pai Natal somente na década de 1930, nas suas campanhas de inverno, mas usar esta imagem de Pai Natal já era comum antes disso. Na década de 1970, uma canção de um comercial da Coca-Cola chamado "I'd Like to Teach the World to Sing (eu gostaria de ensinar o mundo a cantar)", produzida por Billy Davis, tornou-se uma música popular de sucesso, mas não há registo que tenha ajudado a aumentar as vendas do produto.



Filipa Garcia
17.05.2009

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Invenção do computador



Em 1809, a máquina inventada por Hollerith trazia consigo a ideia de cartões perfurados para amazenar dados. Ou seja, os cartões perfurados seriam naquela época algo parecido ao que são agora os disquetes
Mas um dos problemas que estes computadores mecânicos apresentavam, é que as suas engrenagens eram muito numerosas e complexas. Por causa disso, em 1903, foi proposto um computador 100% eletrónico, e que utilizava a álgebra booleana. A álgebra booleana é a famosa álgebra binária é a base de todos os sistemas computacionais de hoje em dia.

O computador está prestes a completar 60 anos. O primeiro computador, chamado Eniac, pesava 30 toneladas e tinha, entre outras funções, fazer cálculos de balística para o Exército americano. O desenvolvimento de microprocessadores permitiu a criação de computadores pessoais de mesa e portáteis.
Madalena Lemos
11.05.2009

quarta-feira, 6 de maio de 2009

A televisão em Portugal


A 7 de Março do ano 1957 começam as emissões regulares de televisão em Portugal, esta foi recebida com alegria por uns e com desconfiança por outros.
As emissões do primeiro Telejornal começaram a 19 de Outubro de 1959. Durante os anos seguintes, na década de 60, a televisão regulariza os hábitos dos Portugueses que começaram a organizar a sua vida caseira de acordo com a programação da televisão.
A verdadeira cobertura nacional só começou em meados da década de 60.
Na década de 70 nasceu o segundo canal Português de televisão: a RTP 2.
Como a RTP é uma empresa estatal, manteve o monopólio da televisão em Portugal até 1992.
Nesse ano nascia o primeiro canal de televisão privado, era a SIC que iniciou as suas emissões no dia 6 de Outubro de 1992. Mas não estava sozinha, em Fevereiro de 1993 apareceu a TVI, o segundo canal privado nacional, ficando assim o território continental com 4 canais de televisão.
O Estado continua a manter os dois canais da RTP (RTP1 e RTP2) existindo portanto dois canais públicos e dois privados: a SIC e a TVI.


Madalena Lemos

6.5.2009