
Um telefone ou telemóvel é um aparelho de comunicação por ondas electromagnéticas, que permite a transmissão bidireccional de voz e dados utilizáveis em uma área geográfica que se encontra dividida em células, cada uma delas servida por um transmissor/receptor. A invenção do telefone ocorreu em 1947 pelo laboratório Bell, nos EUA.
Utilidade
O telemóvel quando foi lançado ainda na tecnologia analógica na primeira geração (desenvolvida no início dos anos 80), era apenas usado para conversar. Hoje está associado a um conjunto de potencialidades, tais como: enviar SMS, tirar fotos, filmar, jogar, gravar lembretes e ouvir músicas, mas não pára por aí, nos últimos anos ganhou recursos surpreendentes, até então não disponíveis para aparelhos portáteis, como o GPS, videoconferências e instalação de programas variados, que vão desde ler e-book a usar remotamente um computador que esteja devidamente configurado.
Personalização
Com a tecnologia digital a terceira geração 3G (em desenvolvimento desde o final dos anos 90) chegou além da qualidade e segurança, a possibilidade de personalizar os telemóveis. Inicialmente podia-se configurar o toque, os quais são formados apenas por bip do mesmo tom, configurados para ter o ritmo da música, e também as figuras monocromáticas que são quase desconhecidas. Com a nova geração de aparelhos, principalmente nos lançamentos do sistema GSM, veio então além de toques polifônicos e em formato MP3 associado a imagens coloridas.
Filipa Garcia
26.04.2009
ta giro
ResponderEliminar